Olá a todos os que estão a ler este post!
Como talvez sabem, a minha irmã Marlene - de 23 anos - tem Síndrome de Rett e é não verbal (mas extremamente comunicativa com o olhar).
Durante anos afirmei "hablamos sin hablar", ou seja, "falamos sem falar", deixando a ilusão, de poder vir a ouvir algumas palavras, meio escondida - acho que todos os familiares de pessoas com deficiência sabemos deste paradigma entre dor/ilusão da esperança.
Pois deixem-me contar-vos que na passada quinta-feira a Marlene fez a avaliação para a utilização de sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Não só respondeu bem como também que se demonstrou inata no domínio do programa! 5 minutos foram precisos para que iniciara a utilização livre do sistema (o habitual é demorar 2 horas ou mais).
"Pastel de Nata", "Pastel de Nata", "Pastel de Nata", "Pastel de Nata", "Pastel de Nata", "Pastel de Nata" foi a confirmação da já certa guloseira da nossa pequena.
Estamos agora de saída para fazer o requerimento do seu próprio sistema de CAA.
Desde quinta que estou nas nuvens e acho que poucos entendem a complexidade do meu sentimento. Definitivamente, "Pastel de Nata" passaram a ser as minhas palavras favoritas.
Walt Disney uma vez disse que o mesmo que te deita abaixo te fará erguer e, eu, estou nas nuvens!
"Hablamos sin hablar" mas não por muito tempo... Agora despeço-me pois vou trabalhar por meter 23 anos de conversa em dia com a minha irmã!
