A interação humano-animal tem sido, nos últimos anos, alvo de muita investigação científica que corrobora o sentimento de bem-estar que o contacto com os animais nos produz. Os benefícios estão associados a fatores emocionais, sociais, psicológicos e físicos. Os resultados são evidentes, sejam os métodos de avaliação utilizados qualitativos ou quantitativos.

Na Kokua abrimos horizontes para a realização de estudos sobre o benefício da interação com os Cães de Ajuda Social, em direta avaliação na população portuguesa.

Quais as áreas possíveis de investigar?

 

Muitos têm sido os focos de estudo nos últimos anos, desde a saúde e desenvolvimento infantil - são exemplo, as perturbações do espetro do autismo, alergias e imunidade - até à saúde e bem-estar psicológico - são exemplo, síndrome de estresse pós-traumático e trauma, saúde mental e qualidade de vida -, passando pelos factores associados ao envelhecimento - são exemplo, saúde cardiovascular, demência e doença de Alzheimer e a deteção de cancro.

Mais relacionado com os Cães de Ajuda Social, comummente as IAA são alvo de investigação, já seja em contexto escolar, hospitalar ou centros de dia, por exemplo, com população jovem, em risco de exclusão ou idosos, baixo uma enorme variedade de metodologias e desenhos de investigação. 

Mais recentemente, o benefício e impacto dos Cães de Assistência na vida dos seus usuários tem chamado muito a atenção de alguns investigadores.

Qual o benefício de investigar connosco?

 

Com o intuito de facilitar e fortalecer a ponte com as Universidades, na Kokua criámos o Programa +Thesis. Este nasce do aumento de interesse e contacto por parte de alunos - das mais variadas áreas - de realizar as suas teses e investigações na área dos Cães de Ajuda Social.

Prestamos apoio e orientação na organização dos seus trabalhos mas, também, disponibilizamos alguns dos nossos programas, projetos e estudos de caso para investigação científica e elaboração teórica. Também podem partir de propostas de investigação específicas.

Desta forma, os alunos com os quais colaboramos, têm a possibilidade de entrar em contacto direto com o campo de atuação, permitindo-lhes a recolha de dados reais, entender e ter uma visão prática e realizar entrevistas presenciais aos profissionais, usuários e familiares.

com o apoio:
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now