com o apoio:

Ao longo das fases de desenvolvimento que uma pessoa com um irmão com deficiência atravessa, desde a infância até a vida adulta, a capacidade de comunicar ressalta sempre como fulcral para que esta experiência de vida impactante se torne num fortalecedor da personalidade e potenciador do desenvolvimento emocional e empático do indivíduo.

Apesar de esta dita comunicação ser, na sua essência, realizada no meio familiar, existe parte da informação que não é comunicada. Já seja porque não se quer provocar mal-estar nos pais ou no irmão com deficiência, porque não estão criadas as condições apropriadas para a comunicação ou simplesmente se torna difícil verbalizar e admitir certos sentimentos, existe necessidade de expressar esses pensamentos com alguém que seja capaz de compreender verdadeiramente o que se é dito - feito difícil entre as amizades comuns.

Ao ser criado um espaço com um grupo no qual possam ser expostas as diferentes realidades, conversados distintos temas, onde seja compreendido a complexidade do assunto, não só se estaria a aliviar a necessidade comunicativa mas também a reduzir o sentimento de isolamento ao conhecer outros irmãos que passam pelo mesmo, falar e partilhar histórias, episódios, risos, tristezas, desafios, raivas, vergonhas, etc., expressar e refletir sobre os sentimento sobre cada um dos integrantes do grupo familiar, legitimar sentimentos, aprender da gestão realizada pelos outros em relação às situações vivenciadas, facilitar a experiência tranquilizadora de "não ser o único com esta problemática" e aceder a informação e orientação que também alivia diferentes questionamentos.

Quais as áreas de desenvolvimento do Programa de Irmãos?

 

Todas as áreas de desenvolvimento contarão com a participação dos cães de ajuda social

da Associação Kokua como elemento motivador, facilitador e normalizador do ambiente

Seminário "Cuidadores informais: irmãos"

Os seminários de divulgação são organizados de forma a expor e debater as principais questões associadas ao grupo em análise.

Estes seminários destinam-se a Centros Hospitalares, Centros de Saúde, Associações, Agrupamentos de Escolas com crianças e adolescentes com NEE, Centros de Atividades Ocupacionais que desejem sensibilizar os familiares, profissionais e população em geral sobre a temática e dar a conhecer o programa. 

 

Fórum de Irmãos

O Fórum de Irmãos destina-se à participação, exposição e troca de ideias/emoções dos irmãos espalhados por todo o país. Deste modo, todos terão abertura à participação e envolvimento de forma informática no programa.

 

Projeto de Irmãos

O Projeto de Irmãos consiste na elaboração de grupos de trabalho com os quais se realizaram encontros semanais, abordando temáticas diretamente relacionada com as problemáticas descritas pela literatura na idade específica do grupo. Com uma duração de 8 semanas, este projeto pretende explorar de forma mais complexa e profunda os objetivos definidos no Programa e avaliar o impacto do projeto.

 

Dia de Irmãos

O Dia de Irmãos consiste na organização de um dia de encontro, organizado por grupos ou de forma mista – em função do número de inscritos. Neste dia, diferentes atividades são desenvolvidas de forma a facilitar tanto o vínculo entre os participantes como a verbalização e exploração emocional. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now