Biodeteção
olfato aliado à ciência
O que é?
O Programa de Biodeteção é um programa onde nos dedicamos à investigação das capacidades olfativas do cão face a diferentes compostos, à seleção, preparação, entrega e aplicação no terreno de cães detetores, assim como à sensibilização e formação da população no campo da deteção de odores.
Saúde Pública
Diversos microrganismos, nomeadamente bactérias, são responsáveis por infeções hospitalares graves ano após ano e, apesar do cumprimento dos protocolos já estabelecidas por parte das equipas de prevenção e controlo de infeções, as mesmas (numa menor ou maior escala), continuam a ocorrer e a representar um impacto importante nos locais de prestação de cuidados de saúde. Como tal, temos por objetivos investigar e avaliar a possibilidade de utilização operacional do olfato canino, como meio de deteção precoce e criteriosa de focos destes microrganismos, associando tal método a consequentes práticas de higiene e desinfeção mais rigorosas.
Saúde Individual
Com o decorrer dos anos, têm sido documentadas diversas patologias que levam a alterações a nível dos compostos orgânicos voláteis produzidos e libertados ao longo do dia pelo corpo humano. Desta forma, alinhamo-nos a novas linhas de investigação que estudam a hipótese de identificação, através do olfato canino, de doenças como cancro da mama e próstata, assim como episódios de hipoglicémia na diabetes tipo-1.
Proteção e conservação da natureza
A proteção e conservação da natureza é uma área na qual, para propósitos como são exemplos a deteção de restos biológicos, a deteção de espécies invasoras (animais ou plantas) e a deteção de determinados microrganismos patogénicos presentes em plantas, potenciam os seus resultados com a associação do olfato canino como método adicional de busca. Deste modo, pretendemos definir e realizar protocolos de treino, de acompanhamento dos binómios e de análise dos resultados relativos à introdução do cão em projetos desta área.
Contacto direto:
Marco Serrão | biodetecao@kokua.pt