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Serviços assistidos por animais

O potencial da interação e vinculação humano-animal

O que são?

Os SAA são um tipo de intervenção complementar onde, através da interação e/ou vínculo com um animal, se procura promover melhorias na vida das pessoas beneficiárias. Este conceito engloba os Tratamentos Assistidos por Animais (TAA), a Educação Assistida por Animais (EAA) e os Programas de Apoio Assistidos por Animais (PAAA).

Tratamentos Assistidos por Animais - intervenção complementar orientada por objetivos terapêuticos onde o animal de SAA forma parte integral do processo terapêutico. A intervenção é implementada e avaliada por profissionais da saúde.

Educação Assistida por Animais - intervenção complementar orientada por objetivos académicos e/ou pedagógicos onde um animal de SAA forma parte integral do processo educativo. A intervenção é implementada e avaliada por profissionais da educação.

Programas de Apoio Assistidos por Animais - atividades que brindam oportunidades lúdico-recreativas. Podem não ter objetivos específicos definidos ou avaliação, promovendo o encontro espontâneo com o animal.

Programas, projetos e a nossa experiência

Os princípios da flexibilidade e adaptabilidade são chave na nossa visão de trabalho. Assim, cada programa e projeto é desenhado, implementado e avaliado em função das características, necessidades e fortalezas da população beneficiária e do seu contexto. 

Especializados no trabalho com pessoas com diversidade funcional (população infantojuvenil, adultos e idosos), desde 2016 acumulamos experiência em 17 projetos em contexto escolar, domiciliar, hospitalar e em centros de resposta específica (i.e. ERPI, centros de dia, centro de apoio à aprendizagem, CAO), superando o número de 1200 pessoas beneficiárias.​ Pode acompanhar o nosso trabalho diário nas redes sociais.

Como funciona?

Uma vez compreendidas as características, necessidade e fortalezas da população alvo da intervenção, são definidos os objetivos de trabalho pelos profissionais especialistas em SAA. Os benefícios da interação e vinculação humano-animal são então incluídos no processo educativo-terapêutico ou lúdico-recreativo, como meio ou fim da intervenção. Ou seja, os ganhos na relação com um animal, obtidos a nível sensorial, emocional, motor, social e/ou cognitivo, podem atuar como um veículo para o trabalho, estimulação e/ou aquisição de determinadas competências. Assim, por exemplo, os benefícios a nível social podem ser, per se, o objetivo de trabalho, ou o meio necessário para adquirir outras habilidades.

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