com o apoio:

Desenvolvemos projectos e programas de Intervenções Assistidas por Animais com o apoio dos Cães de Ajuda Social e os profissionais especialistas em IAA. 

 

As IAA são todas as intervenções onde, através do vínculo com o animal, se procura promover melhorias na saúde e qualidade de vida dos sujeitos involucrados. Este conceito engloba as Terapias Assistidas por Animais (TAA), a Educação Assistida por Animais (EAA) e as Atividades Assistidas por Animais (AAA).

TAA, EAA e AAA?

 

Terapia Assistida por Animais - intervenção complementar orientada por objetivos onde um animal, que reúne certos critérios específicos, forma parte integral do processo terapêutico. O processo deve ser documentado e avaliado por profissionais da saúde.

Educação Assistida por Animais - intervenção complementar orientada por objetivos onde um animal, que reúne certos critérios específicos, forma parte integral do processo educativo. O processo deve ser documentado e avaliado por profissionais da educação.

Actividade Assistida por Animais - actividades que brindam oportunidades motivacionais, educativas, recreativas e com benefícios terapêuticos para melhorar a qualidade de vida dos envolvidos. Não são definidos objetivos especificos, o encontro com o animal é totalmente espontâneo.

 

É muito importante conhecer os profissionais, a formação prévia, os animais com os quais trabalham e a forma como funcionam estas Intervenções para garantir um bom serviço. 

 

 

Conheça alguns dos nossos Programas

Como funcionam as TAA?

 

A Terapia Assistida por Animais funciona como uma terapia complementaria às terapias convencionais, tal como a fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional ou psicologia. 

O animal pode desempenhar uma variedade de funcionalidades como o papel de reforçador de conductas, fonte de contacto físico, agente motivador, potenciador da aprendizagem, facilitador social, fonte de emoções positivas, elevador de taxas de atitudes, potenciador da autoestima e autoconfiança, estímulo multisensiorial, etc.

O desenvolvimento das TAA pode ser feito por um profissional da área da saúde, especialista em IAA, onde o próprio define os objetivos e metodologias de avaliação da terapia proposta, enquanto também desempenha a função de guia do animal. Caso não tenha formação na área de saúde ou os objetivos definidos não sejam da sua área de trabalho, o guia deverá desempenhar a função de técnico em IAA, acompanhando um profissional da área em questão. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now